SÃO PAULO (Reuters) – O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro avançou 0,78% em maio, engatando o quinto mês consecutivo de expansão e atingindo crescimento de 4,62% no ano, disse o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quinta-feira.
Segundo o órgão da Esalq/USP, o setor agrícola avançou 0,75% em maio e passou a acumular ganho de 2,51% no ano, enquanto o pecuário registrou alta mensal de 0,9%, atingindo crescimento de 9% em 2020.
Entre os segmentos monitorados, o primário apurou ganho de 3,08% em maio, beneficiado por preços firmes de produtos tanto agrícolas quanto pecuários –entre eles, os do milho, café, soja, boi gordo e suínos.
Embora o agronegócio esteja entre os ramos menos afetados pela pandemia de coronavírus, o segmento da agroindústria verificou retração de 0,68% em maio por causa de efeitos da Covid-19, passando a um recuo de 0,24% no acumulado do ano.
“Foi o único a recuar em maio… Assim como observado em abril, a agroindústria foi pressionada em maio pelos setores industriais de base agrícola, já que o desempenho da indústria pecuária seguiu positivo”, disse o Cepea.
(Por Gabriel Araujo)
Fonte: Reuters