O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso ajuizou uma ação civil pública na quinta-feira (22) pedindo afastamento de todos os trabalhadores da unidade da JBS em Colíder (MT) por no mínimo 14 dias, com testagem de todos os funcionários para a covid-19, disse o MPT-MT em nota na sexta-feira (24).
O MPT-MT também pede o cumprimento de 29 medidas de prevenção do contágio, incluindo distanciamento mínimo entre os funcionários, instalação de anteparos entre os postos de trabalho e o fornecimento de máscaras faciais que sigam padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O MPT disse que havia 84 casos confirmados de covid-19 entre os 602 funcionários da unidade, 16,9% dos casos positivos no município.
Além do crescimento de casos de covid-19 na empresa, o MPT justificou o pedido de afastamento dos trabalhadores citando a ausência de testagem de empregados e falhas nos procedimentos de vigilância ativa e passiva da empresa.
A JBS disse que não comenta ações judiciais em andamento.
A companhia disse em nota que “a saúde dos colaboradores é sua prioridade absoluta e implementou um robusto protocolo para prevenção contra a covid-19 em suas unidades”.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil