(Foto meramente ilustrativa, não representa frigorífico de MT)
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso informou na quarta-feira (08) que está monitorando plantas frigoríficas no estado após confirmação de casos de covid-19 em dez unidades, visando garantir medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus entre os trabalhadores.
Foram confirmados 153 casos da doença em unidades da Agra Agroindústria de Alimentos, da JBS e da Vale Grande no estado, segundo o MPT.
O frigorífico da Agra em Rondonópolis confirmou 105 casos após ter sido interditado pela Vigilância Sanitária em junho. O MPT já instaurou um inquérito civil relacionado aos casos no frigorífico.
A JBS, que tem dez unidades em Mato Grosso, confirmou 41 casos positivos de coronavírus, dos quais 14 são na unidade de Barra do Garças, e 128 casos suspeitos, segundo o MPT.
A empresa Vale Grande registrou sete casos nas unidades em Sinop e Matupá.
O MPT disse que os frigoríficos da Minerva e Naturafrig Alimentos não comunicaram casos ao órgão.
O MPT disse que protocolos e planos de ação apresentados pelos frigoríficos para enfrentamento da covid-19 demonstraram padrão protetivo inferior aos parâmetros estabelecidos pelo MPT.
Uma portaria interministerial publicada pelo governo federal no último dia 18 de junho estabeleceu regras de proteção a serem adotadas pelos frigoríficos, as quais o MPT considera insuficientes para garantir a saúde dos trabalhadores.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil