Crédito: Canva
Conteúdos exclusivos do Brazilian Journal of Food Technology ganham destaque em blog de biblioteca científica eletrônica presente em 15 países latino-americanos
Pasta de chocolate com organogéis à base de óleo de girassol, hidrólise do milho com fungos como processo alternativo de produção de cerveja, potenciais da ora-pro-nóbis na formulação de ingredientes e percepção dos consumidores sobre os benefícios dos alimentos funcionais estão entre os temas de pesquisas destacadas na Semana Especial BJFT até sexta-feira (8) pelo blog da Scientific Electronic Library Online, SciELO em Perspectiva.
Liderado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Brazilian Journal of Food Technology é o 40º periódico científico a protagonizar uma Semana Especial, que é promovida desde o fim de 2015 no blog da SciELO, conceituada biblioteca científica eletrônica que abrange 324 periódicos ativos e 92 descontinuados de 15 países latino-americanos.
A Semana Especial BJFT começou com uma apresentação da trajetória da revista e depoimentos em vídeo do primeiro editor-chefe, Nelson Beraquet, e da atual ocupante do cargo, Claire Sarantópoulos, diretora de Ciência e Tecnologia do Ital. “Selecionamos uma série de artigos muito interessantes na área de alimentos associados a entrevistas sobre os temas debatidos”, ressalta Claire, que incentiva a leitura do mais recente volume do BJFT no site da SciELO: https://www.scielo.br/j/bjft/i/2024.v27/.
Sobre o Ital
Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.
Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.
Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação SAA/SP