Depois de registrarem sucessivos aumentos diários e atingir, no final da 1ª quinzena do mês, a maior cotação dos últimos 12 meses, os preços do milho entraram em queda – por retração dos consumidores, é a informação – e vai encerrando novembro com, praticamente, a mesma cotação do final de outubro passado.
Ainda assim, alcança valor médio mensal (cerca de R$73,76/saca de 60 kg, resultado preliminar) que, além de representar aumento de 7,23% sobre o mês anterior, se encontra 21,62% acima do registrado há um ano, em novembro de 2023.
O frango abatido, naturalmente, também registrou alta. Mas em compasso bem mais modesto que o do milho. Pois seu preço médio no mês, em torno dos R$8,00/kg, aumentou 5,79% em relação a outubro, índice que chegou a 8,22% na comparação anual.
Resultado desses desempenhos: nova e consecutiva (pelo quarto mês seguido) perda da capacidade aquisitiva do frango em relação ao milho e a pior relação de preços dos últimos 16 meses, isto é, desde agosto de 2023.
Assim, mesmo em alta no mês, o poder de compra do frango em novembro foi 11% menor que o de um ano atrás, pois (ao valor de uma tonelada de frango abatido) recuou de 122 para 108,5 sacas de milho.
Fonte: AviSite