DESTAQUES DO DIA

Desafios do agronegócio brasileiro são debatidos na primeira reunião do Conseagri em Belo Horizonte

Reativação do conselho ocorreu no mês de outubro, por meio de reunião com representantes da Agricultura de todo o País.

Rastreabilidade, conectividade, irrigação e recuperação de pastagens degradadas foram alguns dos temas debatidos na primeira reunião do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri). O encontro, que aconteceu, nesta quinta-feira (21/11), em Belo Horizonte (MG), contou com a participação de onze secretários de todo o País. A reativação do Conseagri volta a colocar em pauta temas comuns ao agro de todos os estados.

Outro tema discutido pelo conselho foi a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro do próximo ano. “Todos esses temas são importantes para o agronegócio continuar crescendo, um setor que é a mola propulsora da economia brasileira”, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, que é vice-presidente do Conseagri.

Na oportunidade, o secretário paulista destacou a importância do retorno das atividades do conselho para o fortalecimento do agro no Brasil. “O Conseagri permite o planejamento conjunto por meio da troca de experiências, de iniciativas que valem ser compartilhadas e avançar em políticas públicas, tendo como exemplo o que cada Estado tem de melhor.”

Para o secretário de Agricultura de SP, esse discurso unificado dá força aos Estados para pleitearem, junto ao governo federal, apoio a essas pautas tão importantes para o agronegócio. “Temos um diálogo muito bom com os ministérios e estamos alinhando nossas propostas para uma futura agenda em Brasília”, afirma Piai.

Conseagri

A entidade é uma importante instância para promover a troca de experiências entre secretarias, fomentar a discussão de políticas e a modernização da legislação para o setor agropecuário.

“A ideia é estreitar a relação entre os Estados e formar um bloco para conversar, para dialogar, para estreitar melhor essa relação com o governo federal, evitando que as decisões venham empacotadas lá de cima para os estados. Pretendemos construir este diálogo, através das Secretarias de Agricultura dos Estados para fortalecer o agro” explicou o atual presidente do Conselho e secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Moraes Saldanha.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Desafios do agronegócio brasileiro são debatidos na primeira reunião do Conseagri em Belo Horizonte

error: Conteúdo protegido!