DESTAQUES DO DIA

Preço do frango continua aquém da inflação acumulada nos últimos dois anos; no atacado e no varejo.

No IPCA-15 ontem (24) divulgado – +0,54% em relação a agosto/24; acumulado de 4,47% em relação a setembro/23 – a carne de frango aparece como um dos vilões da inflação acumulada nos últimos 12 meses, pois, nesse período, a ave inteira e seus cortes registram aumentos de, respectivamente, 6,56% e 8,23% sobre setembro de 2023.

O que se ignora no caso é que, há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, mesmo com os preços em recuperação, a carne de frango foi comercializada por valores, em média, 14% inferiores aos de setembro de 2022.

Em outras palavras, pois, ainda que aumentando acima da inflação nos últimos 12 meses, a carne de frango – tanto no atacado como no varejo – não só continua com preços inferiores aos do último quadrimestre de 2022, mas também registra aumento que, até setembro passado, ficou cerca de 17 pontos percentuais abaixo do IPCA acumulado nesse período.

Mais exatamente, em comparação aos preços de dois anos atrás, no mês passado o frango abatido foi comercializado no atacado por valor 3,15% menor, enquanto no varejo essa queda ficou em 7,59%.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Preço do frango continua aquém da inflação acumulada nos últimos dois anos; no atacado e no varejo.

error: Conteúdo protegido!