Os pesquisadores do Fundecitrus Marcelo Miranda e Wellington Ivo Eduardo participaram, na semana passada, do XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia, em Uberlândia (MG).
O pesquisador Marcelo Miranda participou de uma mesa-redonda sobre pragas de fruteiras, e abordou os desafios da implementação do manejo integrado de pragas em citros quando há a ocorrência de insetos vetores de patógenos, como a cigarrinha que transmite a clorose variegada dos citros (CVC) e o psilídeo, inseto que dissemina o greening. “As pesquisas mostram que, quando as medidas são utilizadas de forma adequada, é possível conseguir um manejo mais eficiente e sustentável. Fazer o monitoramento correto, utilizar inseticidas com rotação adequada e outras táticas de controle, como o caulim processado e o óleo mineral, são medidas que auxiliam no combate. Novos estudos estão em andamento para o aprimoramento do manejo de pragas dos citros”, explica.
Já o pesquisador Wellington Ivo Eduardo fez uma apresentação sobre o efeito das concentrações de óleo mineral sobre o psilídeo Diaphorina citri. “Estudos realizados em laboratório avaliaram as concentrações de óleo mineral para controle das diferentes fases de vida do psilídeo. Os resultados mostraram que a aplicação tópica do óleo mineral não mata os ovos do psilídeo, mas as concentrações de 0,5% e 1% controlam ninfas e adultos”, afirma.
O tema principal do evento foi “Sustentabilidade e Biodiversidade de lnsetos”, e teve o objetivo de trocar experiências entre os agentes científicos da indústria, da sociedade brasileira e de diversas partes do mundo. Participaram pesquisadores, professores, profissionais do agronegócio, consultores, produtores e estudantes de graduação e pós-graduação.
Fonte: FUNDECITRUS