DESTAQUES DO DIA

No 1º semestre de 2024, Região Sul respondeu por quase 60% da carne de frango produzida sob inspeção

Perto de três quintos – ou, mais exatamente, 58% – da carne de frango produzida em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal no 1º semestre de 2024 teve por origem abatedouros do Sul do País.

A liderança nacional, imbatível, continua com o Paraná, que aumentou sua produção em quase 3% sobre o mesmo semestre de 2023 e em mais de 7% sobre o semestre imediatamente anterior (2º de 2023), respondendo por 36% do total abatido nos seis primeiros meses de 2024.

Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul vêm na sequência. No entanto, a produção somada dos três estados – 2.323,7 milhões de toneladas, 34% do total nacional – ainda ficou aquém da produção paranaense.

Entre esses estados, apenas o Rio Grande do Sul registrou queda de produção no semestre passado, por causas amplamente conhecidas. Observe-se, porém, que já no segundo semestre de 2023 a produção gaúcha apresentou retrocesso. Assim, embora a produção do Estado tenha recuado quase 17% em relação ao 1º semestre de 2023, na comparação com o volume registrado no semestre seguinte a queda, neste ano, não chegou a 5%.

No semestre, a produção do Centro-Sul foi responsável por, pelo menos, 93% do total registrado em nível nacional. Além disso, mesmo não contando com os dados do Distrito Federal (omitidos por envolverem apenas um informante), a produção do Centro-Sul registrou ligeiro aumento (+0,06%) enquanto, nacionalmente, foi observada queda de 0,23% em relação ao semestre inicial de 2023.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

No 1º semestre de 2024, Região Sul respondeu por quase 60% da carne de frango produzida sob inspeção

error: Conteúdo protegido!