Rede leva alta tecnologia à localidades com pouca estrutura
A VFP, rede de hospitais veterinários de alta complexidade, expande suas operações para seis novas cidades: São José dos Campos, Uberlândia, Piracicaba, Uberaba, Franca e Rio Preto.
Esse processo acontece com base em critérios que garantem a qualidade do atendimento e a adequação às necessidades locais. Os fatores decisivos para as escolhas envolvem localidades com população superior a 200 mil habitantes, com potencial de consumo promissor e mercado de saúde veterinária em fase de maturação.
Quanto à estrutura, os Hospitais VFP possuem dois formatos: as unidades Gold, que possuem maior abrangência, e as unidades Premium, voltadas para cidades menores. Essa abordagem permite que cada localidade receba um serviço adaptado à sua demanda, afirma João Marcos Rios, fundador da rede.
A chegada dos Hospitais VFP a esses endereços promete um impacto significativo na saúde e no bem-estar animal. Muitas cidades que receberão as novas unidades não possuem os serviços de terapia intensiva e tecnologia avançada que são especialidades do VFP.
“Os tutores de cães e gatos terão acesso ao atendimento de alta qualidade sem a necessidade de deslocar seus pets para as capitais, garantindo assistência hospitalar imediata e eficiente”, Rios assegura.
Com o crescente interesse dos tutores por serviços médicos veterinários mais sofisticados e humanizados, João afirma que os Hospitais VFP estão muito bem posicionados para atender a essa demanda.
“A mudança cultural no convívio entre tutores e animais impulsiona a busca por serviços que reflitam essa nova realidade, na qual os pets se tornam membro integrante da família”, garante.
Para medir o sucesso da expansão, o VFP estabeleceu indicadores claros. A unidade é considerada bem-sucedida se alcançar o break even antes do terceiro mês de operação.
“Isso parece incomum, porém fazemos um bom trabalho prévio à inauguração para que, depois de inaugurado, os médicos veterinários parceiros já entendam que somos a melhor opção para os encaminhamentos, fazendo com que a operação chegue em break even ainda no primeiro mês.”
Além disso, a satisfação dos clientes é monitorada por meio do Net Promoter Score (NPS), que deve se manter acima de 85 pontos, evidenciando a qualidade do atendimento prestado.
O futuro da marca VFP se desenha promissor. Segundo Rios, há espaço para mais de 200 unidades em todo o território nacional. “Já traçamos e estamos executando as estratégias para esse objetivo, que precisa de energia e tempo para ser percorrido, no entanto, o que não falta é energia. A abertura de hospitais trás uma complexidade interessante, pois são unidades que funcionam 24 horas e algumas demandam uma equipe de mais de 100 pessoas.”
Segundo o empreendedor, a expansão precisa ser contínua. Sendo assim, as metas incluem a inauguração de 5 unidades em 2025, 8 em 2026 e 10 em 2027.
“O planejamento de expansão do grupo consiste em crescimento contínuo e uma base forte de gestão, aliado a melhoria contínua na parte médica. Nosso propósito é e sempre será a alta qualidade de atendimento médico veterinário, e para que isso se mantenha, devemos realizar um crescimento constante e sólido”, João afirma.
Recentemente, a avaliação do VFP alcançou a marca de R$ 105 milhões, um reflexo da sólida estruturação e dos processos de qualidade implementados. “O múltiplo de EBITDA do setor gira em torno de oito a 10 vezes, porém o cálculo utilizado na rodada Pré-Séries A foi maior devido às condições dos processos que os hospitais possuem para expansão.”
Para o próximo ano, há o objetivo de acelerar ainda mais o crescimento e a consolidação de regiões do Brasil, além de novos serviços para o aumento da fidelização dos clientes.
Fonte: Assessoria