Relatório da Faesp mostra números positivos do setor com destaque para a criação de novas vagas nos cultivos de batata-inglesa e laranja
A agropecuária paulista apresentou um desempenho positivo na geração de empregos formais em julho, de acordo com relatório da Faesp a partir de dados do Novo Caged. O estado criou 61.847 novos postos de trabalho no mês.
O setor, em particular, contribuiu com 2.278 novas vagas em julho. Embora o saldo tenha sido positivo, houve uma ligeira desaceleração em relação ao mesmo período do ano anterior, comum a esta época.
A análise por cultura revela que os cultivos de batata-inglesa e laranja apresentaram os maiores saldos positivos, com abertura de 995 e 959 novas vagas, respectivamente, enquanto o café e a cana-de-açúcar registraram reduções no número de empregos, encerrando 578 e 203 postos, nessa ordem.
Os dados demonstram a importância da agropecuária para o mercado de trabalho paulista que, em julho, contou com 1.866.469 empregos formais ativos. Apesar das variações entre as diferentes atividades, características da sazonalidade da colheita, o setor como um todo continua a desempenhar um papel fundamental na economia estadual, impulsionando o desenvolvimento regional e oferecendo oportunidades de trabalho para a população.
Para acessar o relatório completo, clique abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
2024.09-Estatisticas-de-emprego-formal
Fonte: FAESP