Produtores relatam trabalho para voltar a produzir alimentos
Os produtores rurais atendidos pelo programa SuperAção Agro Rio Grande do Sul sabem que não vai ser “da noite para o dia”, mas, aos poucos, tentam se recuperar da tragédia das enchentes e voltar a produzir alimentos.
O Sistema CNA/Senar, a Farsul e o Senar-RS estão ajudando os produtores a retomarem as atividades no campo. “Aos poucos a gente está tentando se reerguer, porque isso não é da noite para o dia”, afirmou Jefferson dos Santos, produtor em São José do Norte.
Santos teve a ajuda técnica do Senar para voltar a produzir cebola, recebeu fenos para os animais e sementes. “Tudo foi muito bem-vindo e veio na hora certa”, disse Santos.
A produtora de leite Cíntia Mendes ainda tem parte do pasto tomado pela água em Lami, na região rural de Porto Alegre, mas, com a ajuda do Senar, que ajudou na limpeza da propriedade, ela retomou o turismo rural, outra atividade no local que também é fonte de renda da família.
“Vieram as máquinas, nos ajudaram a limpar o local. As coisas ainda precisam, sim, de ajuda, de reconstrução. Mas é um trabalho de formiguinha e a gente tem fé e esperança que ocorra o mais breve possível, para que as coisas voltem ao normal”.
Por meio de uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a análises de solo das propriedades estão sendo feitas e já mostram alguns resultados.
“Ficou evidente nessas análises que houve uma redução drástica de matéria orgânica no solo. Com isso, as recomendações e a interpretação dos relatórios são cruciais para que os produtores consigam fazer o manejo adequado e recuperem o solo o mais breve possível”, disse o coordenador de laboratórios da UCS, Daniel Faccin.
O diretor técnico do Senar-RS, Cláudio Rocha, disse que esse é o momento de “fazermos a devolutiva para os produtores rurais que estão sendo atendidos pelo Senar. Aqueles técnicos que fizeram o diagnóstico das propriedades estão retornando ao campo com essas informações para passar a orientação do que dá pra ser feito”.
O SuperAção Agro Rio Grande do Sul também conta com técnicos de outros estados, que se revezam para ir ao estado ajudar as equipes locais.
O coordenador do programa, Valmor Boelhouver, destaca que os resultados até agora foram bastante positivos. “Os produtores precisavam e precisam da ajuda do Senar para retomar a produção”.
Saiba mais sobre o SuperAção Agro Rio Grande do Sul: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/superacao-agro-rio-grande-do-sul
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA