Reunião ministerial do G20 em Mato Grosso atrai líderes para discussão sobre segurança alimentar e adaptação às mudanças climáticas

Reunião ministerial do G20 em Mato Grosso atrai líderes para discussão sobre segurança alimentar e adaptação às mudanças climáticas

Encontros serão realizados de 10 a 14 de setembro em Chapada dos Guimarães

Principal produtor de grãos de e com o maior rebanho bovino do país, além e abrigar três biomas (Amazônia, Cerrado e Pantanal), Mato Grosso foi apontado como lugar ideal para sediar as discussões em torno das práticas sustentáveis na agricultura, segurança alimentar e inovações agrícolas do G20 no Brasil. No próximo mês, serão realizadas as reuniões técnicas e ministeriais do Grupo de Trabalho da Agricultura no município de Chapada dos Guimarães.

Entre as principais pautas do GT Agricultura estão a sustentabilidade nos sistemas agroalimentares em seus múltiplos aspectos; ampliar a contribuição do comércio internacional para a segurança alimentar e nutricional; reconhecimento do papel essencial da agricultura familiar, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais para sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e inclusivos e a promoção da integração sustentável da pesca e aquicultura nas cadeias sociais locais e globais.

“Se Mato Grosso fosse um país, seria o terceiro maior produtor de soja do mundo. Conversei com o presidente Lula e ele nos autorizou a fazer o encontro no estado com os ministros da Agricultura do G20 para debater os avanços da agropecuária mundial. Será um grande evento para mostrar a força e a sustentabilidade da nossa agropecuária”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Ele também destaca que o encontro com os representantes da agropecuária das principais economias do mundo irá trazer oportunidades econômicas para o país. “Vem os ministros, as delegações e os países convidados a participar das reuniões. Isso vai fortalecer nossa relação comercial e gerar oportunidades. O resultado disso é negócio acontecendo, o que gera emprego para a nossa economia”, pontuou.

O Brasil integra o GT Agricultura desde sua criação, em 2011, quando foi idealizado para atuar na redução da volatilidade dos preços dos alimentos, mas, desde então, tornou-se importante foro para melhorar e auxiliar os membros do G20 em assuntos relacionados à produção agropecuária, tendo o objetivo de promover a cooperação internacional para tratar de questões essenciais como a segurança alimentar, agricultura sustentável, inovação tecnológica e adaptação às mudanças climáticas.

O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional.

No dia 1º de dezembro de 2023, o Brasil assumiu a Presidência temporária do G20. O grupo reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana. O mandato tem duração de um ano e se encerrará em 30 de novembro de 2024. É a primeira vez que o país ocupa essa posição na história do grupo no formato atual.

Fonte: MAPA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Reunião ministerial do G20 em Mato Grosso atrai líderes para discussão sobre segurança alimentar e adaptação às mudanças climáticas

error: Conteúdo protegido!