DESTAQUES DO DIA

Frango encerrou o 1º semestre de 2024 com o maior custo de produção dos últimos 13 meses

Piores que o de junho último só os anteriores a junho de 2023. Desde então, o custo de produção do frango vinha em ritmo mais moderado. Mas no mês passado voltou a subir pela segunda vez consecutiva e, ao alcançar R$4,58/kg, atingiu o maior valor dos últimos 13 meses.

Naturalmente, nada comparável aos mais de R$5,00/kg do primeiro trimestre do ano passado. De toda forma, parece estar claro que as quedas de custo em relação ao mesmo mês do ano passado chegaram ao fim.

Entre os quatro itens básicos (90% do custo total), o maior aumento mensal foi ocasionado pela ração que, no mês, sofreu incremento de quase 5% e representou 67% do custo total. A genética (pintos de um dia) registrou aumento de 1,5% (15% do total). Já os medicamentos permaneceram estáveis, enquanto o custo com o item que reúne energia elétrica, cama e calefação apresentou retração de 8,3%. Foi o que impediu que, de maio para junho, o custo tivesse evolução ainda maior, superior aos 3,6% de aumento registrados.

De toda forma, o custo do primeiro semestre de 2024 foi bem mais palatável que o de idêntico período do ano passado, pois apresentou retração de 12,76%.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Frango encerrou o 1º semestre de 2024 com o maior custo de produção dos últimos 13 meses

error: Conteúdo protegido!