Rabobank espera queda na produção global de carne bovina nos próximos trimestres

A produção global de carne bovina deverá cair no terceiro e no quarto trimestres deste ano, em relação aos períodos correspondentes do ano passado, já que altas na produção do Brasil e da Austrália não deverão ser suficientes para compensar quedas nos Estados Unidos e na Europa, segundo recente relatório divulgado pelo Rabobank.

No segundo trimestre, a produção global de carne bovina ficou levemente superior ao mesmo período do ano passado, segundo estimativa do banco.

“As mudanças na produção e nos preços em diferentes regiões estão começando a alterar os fluxos comerciais, com os EUA aumentando os volumes de importação, enquanto as importações dos principais mercados asiáticos permanecem relativamente estáveis”, disse o Rabobank.

O Brasil, um dos maiores exportadores globais de carne bovina, tem registrado recordes mensais de exportação neste ano.

O Rabobank disse que continua a monitorar a situação de saúde animal nos diversos mercados globais. Um potencial surto de gripe aviária em plantel comercial no Brasil, colocando em risco as exportações de carne de frango, poderia também impactar o mercado doméstico de proteínas como um todo.

“Qualquer perturbação de acesso a mercados (internacionais) poderá ter implicações no mercado doméstico de carnes e afetar os preços e as exportações da carne bovina”, disse o Rabobank.

O Brasil nunca registrou caso de gripe aviária na produção comercial e continua livre da doença.

Novas oportunidades de exportação

O Brasil poderá ter novas oportunidades para exportação caso a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheça o país como livre de febre aftosa sem vacinação, segundo o Rabobank.

O governo brasileiro anunciou em maio o fim da última imunização contra febre aftosa para 12 unidades da Federação e parte do estado do Amazonas, declarando o país totalmente livre da doença sem vacinação.

O governo brasileiro pretende apresentar o pleito ao reconhecimento internacional de livre da doença sem vacinação à OMSA em agosto, segundo informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em maio.

O resultado da decisão da OMSA deverá ser apresentado em maio de 2025, durante assembleia geral da entidade, segundo o Mapa.

 

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Rabobank espera queda na produção global de carne bovina nos próximos trimestres

error: Conteúdo protegido!