Na última sexta-feira (14), a equipe do Fundecitrus esteve na Escola Municipal Domingas Camin, localizada no distrito de Miraporanga, na Fazenda São Vicente, em Uberlândia (MG), para realizar palestra de conscientização sobre a importância da citricultura na região e os principais cuidados para evitar o greening.
Estiveram presentes 40 alunos, de 13 a 15 anos. Além da palestra, os estudantes participaram de uma ação de substituição de plantas cítricas e murtas, encontradas no jardim da escola, por outras plantas frutíferas.
A atividade foi realizada pela engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski, que reforçou a importância da citricultura na região. “Muitas famílias desse distrito trabalham em um pomar comercial ao lado. A citricultura gera renda e emprego para esses moradores. Por isso, é fundamental levar essas informações para os alunos, pois eles vão atualizar seus familiares sobre a doença e vão ajudar no combate”, afirma a engenheira.
Após os profissionais do Fundecitrus terem realizado uma avaliação nesse distrito e constatarem a existência de psilídeos, murta (dama-da-noite) e plantas de citros (limão e laranja), que são atrativas ao psilídeo, inseto vetor do greening, a equipe vai iniciar a substituição dessas plantas por outras espécies frutíferas e ornamentais não hospedeiras do inseto.
A ação também contou com o apoio dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Rodrigo da Silva Carvalho, também responsável pelo Projeto Sanitaristas Mirins (PSM) e Gracielle Lidiana de Oliveira Tavares.
Fonte: Fundecitrus