DESTAQUES DO DIA

Carne de frango: menores, embarques já sinalizam exportação mensal inferior a 400 mil/t em maio

Comparativamente às duas semanas iniciais do mês, caíram significativamente os embarques de carne de frango in natura na terceira semana de maio (12 a 18, cinco dias úteis). Pois as 24.199 toneladas diárias registradas entre 1 e 11 de maio (7 primeiros dias úteis do mês) ficaram resumidas a 14.896 toneladas diárias na semana que passou, fazendo com que a média diária das três primeiras semanas de maio recuasse para 20.323 toneladas.

Embora o resultado atual represente retração de 1,3% sobre a média diária de abril passado, corresponde a um aumento de 11% sobre maio de 2023. Mas já sinaliza, de forma indireta, que os embarques totais do mês podem não chegar às 400 mil toneladas.

Dessa forma, mantida a média diária da semana passada nestas duas últimas semanas de maio (20 a 31, nove dias úteis), os embarques irão ficar em pouco mais de 135 mil toneladas. Que, somadas às (quase) 244 mil toneladas já exportadas, conduzirão a um volume mensal em torno das 380 mil toneladas.

Ainda assim, as projeções atuais devem ser encaradas com cautela. É que, de forma generalizada, os dados da SECEX/MDIC apontam queda – de volume e de receita – em um amplo número de produtos exportados, levando a supor que os números da semana passada sejam parciais. A receita cambial dos produtos da agropecuária, por exemplo, apresentaram, pela média diária, queda de mais de 35%. Entre janeiro e abril essa média não chegou a 8%.

Mudanças, portanto, podem ocorrer. O que não muda é o preço médio do produto, da ordem de US$1.754,83/tonelada nas três últimas semanas. É um valor que corresponde a retrações de 2,70% e 10,1% sobre, respectivamente, abril passado e maio de 2023.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango: menores, embarques já sinalizam exportação mensal inferior a 400 mil/t em maio

error: Conteúdo protegido!