DESTAQUES DO DIA

Carne de frango embarcada em abril correspondeu ao segundo maior volume da história das exportações do setor

Os dados consolidados da SECEX/MDIC abrangendo os quatro principais itens da carne de frango exportada pelo Brasil (frango inteiro, seus cortes, industrializados de frango e carne de frango salgada) indicam que em abril passado foram embarcadas 471 mil toneladas do produto, volume 15,5% e quase 11% superior aos registrados, respectivamente, no mês anterior e no mesmo mês de 2023.

Além de representar novo recorde para um mês de abril, o resultado correspondeu ao segundo maior volume já registrado no setor, ficando aquém, apenas, das 504,5 mil toneladas de março do ano passado.

Com tal resultado caiu significativamente o resultado negativo que vinha sendo registrado no ano. Assim, enquanto o primeiro trimestre foi fechado com um saldo negativo de quase 7,5%, agora a queda em relação ao mesmo quadrimestre de 2023 não chega a 3%, correspondendo a cerca de 50 mil toneladas a menos (diferença equivalente a pouco mais de dois dias de embarques).

De toda forma, o acumulado nos últimos 12 meses permanece com evolução positiva, apresentando incremento de 2,18% sobre idêntico período anterior.

O excepcional volume registrado no mês propiciou, também, o primeiro resultado positivo do ano na receita cambial, mais de 5% superior à de abril de 2023. Isto, a despeito do preço médio do mês continuar inferior ao de um ano atrás.

O ganho, porém, foi insuficiente para reverter as reduções acumuladas no quadrimestre bem como nos últimos 12 meses, períodos que registram quedas de, respectivamente, 11,41% e 8,37% sobre idênticos períodos anteriores.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango embarcada em abril correspondeu ao segundo maior volume da história das exportações do setor

error: Conteúdo protegido!