O Reino do Lesoto, na África, anunciou a abertura de mercado para a carne de frango do Brasil, o que ampliará a participação da carne de aves brasileira no continente, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
“A perspectiva positiva de consumo do mercado lesotiano segue o fluxo de alta registrada ao longo de 2023 nas exportações brasileiras para os países da África. Por isso, a abertura é especialmente celebrada pelos exportadores neste momento de indicação positiva para as vendas ao continente”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota divulgada pela associação.
Lesoto tem registrado índices crescentes de consumo da proteína ao longo dos últimos anos, com índice de consumo de cerca de 11 kg per capita atualmente, segundo informações na base de dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAOSTAT) compilados pela ABPA.
Em 2023, o Brasil exportou 816,6 mil toneladas de carne de frango para o continente africano, 13,1% acima do registrado em 2022. A receita subiu 1,6% para US$ 857,4 milhões.
“O continente africano tem recebido cada vez mais atenção dos exportadores brasileiros, região esta que tem registrado índices crescentes de urbanização e melhoria da renda, fortalecendo a parceria do país no apoio à segurança alimentar das nações africanas”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua.
As negociações para a abertura de mercado de Lesoto foram iniciadas em novembro de 2023, segundo o Mapa.
Segundo o Wikipedia, Lesoto, que tem o inglês entre suas línguas oficiais, possui mais de 2,1 milhões de habitantes, em sua maioria (90%) de religião cristã.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil