O Fundecitrus realizou uma reunião com os representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER/MG), na semana passada, em Ituiutaba (MG).
O encontro reforçou a importância da citricultura de Ituiutaba e de ações conjuntas entre os citricultores para evitar o avanço do greening.
A engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski destacou que a região tem baixa incidência da doença se comparada com outros números do cinturão citrícola, e alertou sobre a necessidade de adoção de um manejo estratégico no campo. “As propriedades de laranja de Ituiutaba têm baixa incidência de greening. Por isso, a parceria com os setores públicos e privados é fundamental para que a citricultura dessa região continue em expansão e proporcionando benefícios de desenvolvimento econômico. Os citricultores devem fazer o manejo regionalizado e adotar ações efetivas para que a doença não avance em Minas Gerais”, explica.
Fonte: Fundecitrus