Ceplac recebe comitiva da República dos Camarões para tratar de cooperação para revitalização da cacauicultura

Ceplac recebe comitiva da República dos Camarões para tratar de cooperação para revitalização da cacauicultura

Intercâmbio de material genético melhorado, adoção de boas práticas agrícolas e de um modelo de gestão de parceria governamental também foram abordados

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu, nesta segunda-feira (15), na sede da Pasta, visita da delegação da República dos Camarões. A comitiva foi recepcionada por representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) com o objetivo de articular um acordo de cooperação para revitalização da cacauicultura. Entre as temáticas em pauta, foram debatidas a possibilidade de intercâmbio de material genético melhorado, a adoção de boas práticas agrícolas, além de um modelo de gestão focado em parcerias com governos municipais e estaduais para capacitação de técnicos e mão-de-obra.

A comitiva camaronesa, conduzida pelo embaixador Martin Mbeng, apresentou propostas e conheceu iniciativas da Ceplac. Na oportunidade, foram discutidos aspectos fundamentais para a melhoria da produção de cacau, incluindo técnicas avançadas de cultivo, manejo sustentável dos recursos naturais e formas de fortalecer a cadeia produtiva. As autoridades retomaram, também, as discussões com a Sociedade de Desenvolvimento da Cacauicultura, de Camarões, para ampliar a troca de conhecimentos entre os países, impulsionar a produção do fruto de qualidade e promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões envolvidas.

Segundo a diretora da Ceplac, Lucimara Chiari, a expectativa é que essa parceria traga benefícios significativos para ambos os países e contribua para o fortalecimento do setor cacaueiro. “A Ceplac se mostra otimista em relação às possibilidades de cooperação com Camarões e reafirma seu compromisso em promover a sustentabilidade e a excelência na produção de cacau, visando o bem-estar dos produtores e a preservação do meio ambiente”, declarou.

Após a reunião na sede da Ceplac, em Brasília (DF), a comitiva seguiu para uma visita à unidade de Ilhéus (BA), onde a programação inclui reuniões e visitas técnicas para aprofundar as discussões e estabelecer os termos do acordo de cooperação.

Fonte: MAPA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Ceplac recebe comitiva da República dos Camarões para tratar de cooperação para revitalização da cacauicultura

error: Conteúdo protegido!