USDA revê (para cima) tendência das exportações brasileiras de carne de frango em 2024

Depois de prever (em janeiro deste ano) que as exportações brasileiras de carne de frango chegariam aos 4,925 milhões de toneladas em 2024, o Departamento de Agricultura dos EUA, em nova publicação, de março corrente, projeta volume em torno dos 4,975 milhões de toneladas, o que (se confirmado) representará aumento de 4,36% sobre 2023.

A projeção – ressalva o órgão – não inclui as exportações de pés/patas de frango. Mas como o Brasil não possui um código HS específico para esses itens, os números oficiais brasileiros são superiores aos indicados pelo USDA.

Neste caso – e levando em conta que em 2023 o volume efetivo exportado pelo Brasil, com a inclusão de pés/patas de frango, foi cerca de 5% maior que o apontado pelo USDA, tendo chegado aos 5 milhões de toneladas – pode-se estimar que as exportações de 2024 chegarão aos 5,2 milhões de toneladas.

Nos dados divulgados, o USDA também inclui as importações de carne de frango efetuadas pelo Brasil. E explica que, devido à elevada disponibilidade interna do produto, elas são mínimas, estando restritas ao Chile e à Argentina. Esta responde por mais de 80% do volume importado pelo Brasil.

Note-se, ainda, que está sendo previsto um aumento de apenas 1,34% na produção brasileira de carne de frango. Uma vez que as exportações devem aumentar mais de 4%, o resultado final será uma queda na disponibilidade interna do produto. A diferença a menos é pequena (-0,09%), mas significa redução na disponibilidade per capita.

A ressaltar que, no presente estudo, a especialista agrícola do USDA no Brasil, Camila Aquino, dedicou 26 alentadas páginas à análise da situação e das tendências da indústria do frango no Brasil. É trabalho que merece um olhar mais profundo. Clique aqui para acessar a íntegra da publicação.

 

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

USDA revê (para cima) tendência das exportações brasileiras de carne de frango em 2024

error: Conteúdo protegido!