Secretário de Agricultura de SP participa do maior evento de cafeicultura da região da Alta Mogiana

Representando o governador do Estado, o secretário Guilherme Piai compôs a mesa solene na abertura do 15º SIMCAFÉ, na cidade de Franca

O tradicional evento, organizado pela Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (COCAPEC) contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, na última terça-feira (05/03).  Na ocasião, Guilherme Piai representou o governador do Estado de SP, Tarcisio de Freitas, na abertura do evento, em Franca.

O evento reuniu lideranças da cafeicultura e do cooperativismo, além de autoridades políticas, apresentando novidades tecnológicas e oportunidades exclusivas para os produtores de café. O secretário compartilhou os avanços da secretaria para garantir a produtividade paulista, gerando emprego e economia para o país. “Nosso Estado passou o Mato Grosso e é o que mais exporta hoje no Brasil. O maior valor bruto de produção por hectare está em São Paulo, com a maior diversificação de culturas. E tudo isso passou pela pesquisa, 80% do parque produtivo do café estão presentes no Instituto Agronômico de Campinas (IAC)”, afirma Piai.

A Alta Mogiana abrange 15 municípios e é mundialmente reconhecida pela qualidade singular dos cafés. O secretário Guilherme Piai ressaltou ainda que São Paulo produz anualmente 4,5 milhões de sacas de café em de cerca de 200 mil hectares, sendo 120 mil só na região da Alta Mogiana, que abrange 15 municípios. “O setor cafeeiro é muito importante para o Estado de São Paulo e traz muita representatividade com seus quase 20 mil cafeicultores. A SAA tem trabalhado firmemente para ser o agro mais sustentável do mundo. São Paulo é exemplo para o Brasil”, enfatiza o secretário.

Vale ressaltar que a produção de café deste ano no Estado de São Paulo é estimada em 5,4 milhões de sacas beneficiadas, o que representa um crescimento de 7,4% em relação a 2023. O grão é um dos principais produtos da balança comercial do agrícola de São Paulo, com o embarque equivalente a US$ 896,95 milhões em 2023.

Localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a Alta Mogiana tem cafezais cultivados em altitudes privilegiadas que, aliadas à aplicação de tecnologia de pós-colheita, enriquecem o sabor e o aroma do café.

Por Caroline Guimarães MTB: 0091806/S

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Secretário de Agricultura de SP participa do maior evento de cafeicultura da região da Alta Mogiana

error: Conteúdo protegido!