Secretaria de Agricultura de SP debate segurança alimentar no Estado durante reunião da Caisan

Políticas públicas com ações estratégicas e sustentáveis para promover a segurança alimentar e nutricional no Estado foram discutidas, na quarta-feira (27), durante a 13° reunião da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

No encontro, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, ressaltou o potencial da produção agrícola do Estado para o combate à insegurança alimentar. “Nós estamos muito entusiasmados com os trabalhos concretizados e estamos falando de um tema muito delicado, por isso, temos que apoiar e agir com mais empenho, ainda mais com as condições de agravamento desta situação. Se nós temos uma produção de alimento rico e diversificado no estado, então temos que aproveitar de forma estratégica para diminuir este índice”, frisou Edson Fernandes.

Vale destacar que no Brasil, são mais de 20 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões que vivem em situação de insegurança alimentar. Os dados são do relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI).

Será através da elaboração do 2º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que o Estado irá enfrentar esses desafios. Na ocasião, a professora Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, da Unesp Botucatu, fez uma apresentação com o tema ‘Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo: histórico e perspectivas” a fim de contribuir com as discussões sobre o tema.

Para o secretário executivo, é preciso uma atuação mais direta para chegar aos objetivos finais e trazer a iniciativa privada para agir em conjunto com as entidades governamentais.

Na ocasião, houve também a aprovação às adesões ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), dos municípios de Diadema, Hortolândia, Suzano e Votuporanga. A próxima reunião está prevista para acontecer em maio deste ano.

“Nunca é demais ressaltar a importância da Caisan em articular e integrar as ações de segurança alimentar entre as secretarias no Estado de São Paulo, colaborando na formulação e implementação de políticas que visam garantir a segurança alimentar da população, promovendo a saúde pública e o desenvolvimento sustentável”, disse a coordenadora de segurança alimentar, Camila Kanashiro.

Também participaram da reunião o superintendente do Ministério de Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos; a coordenadora de Segurança Alimentar, Camila Kanashiro; e o representante da Secretaria de Negócios Internacionais, Thiago Nogueira.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Secretaria de Agricultura de SP debate segurança alimentar no Estado durante reunião da Caisan

error: Conteúdo protegido!