A citricultura é uma das cadeias do agronegócio que mais emprega na área rural no país. Considerando alguns desafios nessa área, como a alta demanda pelo suco de laranja no exterior e a escassez de mão de obra, o Fundecitrus, em parceria com as empresas Agricef e Move Agro, idealizou o projeto Colhe+, que busca promover o desenvolvimento da colheita de citros por meio da melhoria do processo de colheita manual e da busca de soluções mecanizadas e semimecanizadas para a citricultura.
Essa é uma demanda dos produtores e das empresas que querem se adaptar à nova citricultura com equipamentos capazes de colher a fruta de forma semi ou totalmente mecanizada, processo que pode proporcionar ganho de produtividade com redução de custo, aumento da colheita e melhores práticas para os colhedores.
Com o apoio e participação de diversas empresas do setor citrícola, o projeto já passou por algumas etapas do processo da colheita manual, testes com equipamentos semimecanizados, identificação de causas que geram a diminuição do rendimento da colheita e avaliação das propostas de melhorias. Após todas as avaliações e testes realizados nas propriedades de citros, a equipe vai reunir informações e estabelecer um conceito prático e eficiente para que o citricultor possa iniciar a implementação do processo de mecanização da colheita.
Para a colheita totalmente mecanizada, o Colhe + tem buscado estabelecer parcerias com empresas, institutos de pesquisas, startups e universidades do Brasil e de outros países para identificar soluções que possam ser utilizadas na cultura dos citros.
Fonte: Fundecitrus