Durante o programa, serão abordados temas como relacionamentos familiares, conflitos de geração, tipos de liderança e aspectos jurídicos da sucessão familiar rural
A sucessão familiar rural é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço no agro. São muitos os desafios e, também, os benefícios da sucessão familiar em propriedades rurais. Em vista disso, o SENAR-SP lançou, este ano, o Programa de Sucessão Familiar Rural.
Na última semana de fevereiro, foi realizada uma reunião com coordenadores dos 11 sindicatos rurais que solicitaram o Programa. O objetivo do encontro foi compartilhar a metodologia do projeto e esclarecer dúvidas.
“Os coordenadores receberam com muita satisfação o lançamento desse programa, pois entendem como fundamental para a permanência e continuidade dos empreendimentos rurais”, ressaltou Isabela Pennella, técnica da Promoção Social do SENAR-SP, responsável pelo encontro e gestora do Programa. “Eles contribuíram com relatos pessoais e de produtores rurais que procuram ajuda em relação aos bens.”
O Programa Sucessão Familiar Rural tem quatro módulos, carga horária de 108 horas e a turma deve ser composta por 16 pessoas, sendo oito duplas de um produtor e um sucessor. Durante o programa, serão abordados temas sobre relacionamentos familiares, conflitos de geração, tipos de liderança e aspectos jurídicos. No último módulo, os participantes receberão consultorias por família para elaborar o planejamento sucessório.
A abertura da reunião foi feita pelo presidente da FAESP, Tirso Meirelles, e também contou com a participação do gerente técnico do SENAR-SP, Jair Kaczinski.