Programa Cacau SP: lançamento, no próximo dia 10/4, consolida início das ações no Vale do Ribeira

No próximo dia 10/4, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), lança o Programa Cacau SP no Vale do Ribeira, em uma ação coordenada com parceiros da pesquisa, de entidades ligadas ao segmento da cacauicultura e da iniciativa privada. A abertura contará com a presença do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, e de autoridades municipais e regionais.

A partir de agora, o cultivo do cacau – em áreas de agroflorestas e em sistemas integrados de produção, principalmente com a cultura da banana, uma das maiores atividades agrícolas dos municípios do Vale do Ribeira – ganhará um novo impulso, com o desenvolvimento das ações do Programa Cacau SP, fruto de um trabalho intenso da extensão rural, por meio da CATI Regional São José do Rio Preto, e da pesquisa, com investimento em tecnologia, conhecimento e prática, lado a lado com os produtores rurais paulistas.

“Desde 2014, quando iniciamos os trabalhos com a cultura do cacau na região de São José do Rio Preto, identificamos o grande potencial da cultura como opção viável e rentável para a diversificação de atividades em diversas regiões do estado. Além do clima favorável, o Vale do Ribeira já possui um histórico de trabalhos na cacauicultura e conta com culturas consolidadas e de grande importância econômica, como a bananicultura e o palmito pupunha, ótimas opções para o sistema de plantio integrado, uma alternativa moderna e muito viável já testada e aprovada no noroeste paulista, com a produção de cacau em consórcio com a seringueira e a banana. Com este cenário, nos unimos à APTA Regional de Pariquera-Açu e ao Instituto Agronômico (IAC), que guardam uma extensa coleção de plantas e cultivares de cacau, para implementar o Programa Cacau SP no Vale do Ribeira, com o objetivo de divulgar o que existe de mais recente em tecnologia para fortalecer e expandir a cultura do cacau na região”, ressalta Ricardo Domingos Luiz Pereira, coordenador da CATI.

Para Tais Cristina Canola, diretora da CATI Regional Registro − que abrange, em sua área de atuação, os municípios que compõem o Vale do Ribeira −, a cacauicultura abre portas para novas alternativas e diversificação de produção para a região, tendo capacidade de gerar mais renda ao produtor devido à grande demanda de mercado e ao alto valor agregado aos produtos derivados do cacau. “Vale destacar que a nossa região apresenta clima quente e úmido na maior parte do ano e concentra a maior área contínua de remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, o que favorece a expansão da cultura do cacau, uma vez que dispensa o uso de irrigação. Como órgão responsável pelas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) intensificaremos o nosso trabalho para o sucesso e a consolidação do cacau no Vale do Ribeira, prestando orientação e acompanhamento aos produtores rurais interessados e suas organizações, para a viabilidade do negócio, desde o pré-plantio, manejo, colheita até o beneficiamento e acesso ao mercado”.

Programação

O evento contará com uma programação técnica, com palestras ministradas por especialistas do segmento, abordando temas atuais e relevantes para todos os elos da cadeia produtiva.

“O nosso objetivo, ao optar por uma programação técnica para o lançamento do Programa Cacau SP no Vale do Ribeira, é apresentá-lo aos interessados contextualizando a cacauicultura na região, demonstrando o que há de mais recente em sistemas de consórcio, desde aspectos ligados à produção de campo, produção de mudas, até a análise de mercado”, explica Marcos Augusto Franco Júnior, diretor do Centro de Mudas da CATI Sementes e Mudas, que integra a comissão organizadora do evento.

Serviço

Lançamento do Programa Cacau SP no Vale do Ribeira

Data: 10/4/2024

Horário: das 8h às 17h

Local: APTA Regional de Pariquera-Açu

Rodovia Pariquera-Açu – km 460 – Laranjeirinha – Pariquera-Açu (SP)

Informações: CATI Regional Registro – (13) 99743-3516

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Programa Cacau SP: lançamento, no próximo dia 10/4, consolida início das ações no Vale do Ribeira

error: Conteúdo protegido!