Parceria chega quando a PG-IAC completa 25 anos
A Pós-Graduação do Instituto Agronômico (IAC-Apta), de Campinas, é a mais nova integrante do Programa de Mentoria Universitária Bayer B4U, que tem a finalidade de engajar parceiros e contribuir com o desenvolvimento na nova geração de cientistas. O IAC é o primeiro instituto de pesquisa no Brasil convidado pela Bayer para integrar esse Programa, restrito a universidades de alto nível, no exterior e no Brasil. Alunos da Pós-Graduação IAC em Agricultura Tropical e Subtropical e pós-doutorandos que atuam no Instituto terão a oportunidade de contar com a mentoria individual, orientada para o desenvolvimento de habilidades e competências interpessoais, que são essenciais para o sucesso como cientistas e líderes. O propósito é prepará-los para construir relacionamentos, redes e compromisso com essa nova visão de ciência empreendedora. Dentre os alunos do IAC, cinco serão selecionados para ingressar no Programa. Os interessados podem se inscrever até 15 de março de 2024 e a seleção será no dia 31 de março. O link para se inscrever é https://forms.office.com/e/MzsqvispsU.
“Para 2024, o Programa ganha uma importante adição no Brasil com o IAC se juntando às outras 36 universidades atendidas globalmente. Pretendemos chegar a 250 mentorandos no mundo todo”, comenta Amanda Bernardi, coordenadora de Ciência Regulatória na Bayer e representante do B4U para o IAC. Ela irá apresentar o Programa na aula inaugural da PG-IAC, dia 4 de março, às 9h., na Sede do IAC, em Campinas.
Para a cientista e coordenadora da Pós-Graduação-IAC, Aline Coscione, o início dessa parceria representa o reconhecimento da importância e da competência do IAC e da sua Pós-Graduação ao ser escolhido para participar desse grupo seleto de universidades, sendo o Instituto o único integrante fora do universo acadêmico.
“Essa parceria vai permitir a inserção maior de nossos alunos no mercado corporativo em geral, com uma visão externa ao mundo científico e acadêmico e especialmente dentro da Bayer, que tem várias áreas de atuação”, comenta a pesquisadora do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Este ano o Programa conta com 27 universidades norte-americanas, duas universidades na Europa, e seis universidades no Brasil. São elas: a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
De acordo com a multinacional, em 2018 foi feito um piloto do Bayer University Mentoring Program B4U na Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Nos quatro anos seguintes, o Programa foi sendo expandido e chegou a 13 universidades norte-americanas, em 2022. A expansão global ocorreu em 2023, quando, pela primeira vez, seis universidades do Brasil se juntaram ao Programa, totalizando 40 mentorandos brasileiros.
“Essa parceria chega no ano em que a PG-IAC completa 25 anos na formação de recursos humanos com competência para atuar também no mundo corporativo e no trabalho interativo com agricultores, consultores agrícolas e ambientais”, afirma Aline.
Alunos selecionados da PG-IAC terão também a oportunidade de fazer networking dentro da Bayer e em universidades de cerca de 20 países da América do Norte.
Como funciona
Realizada por cientistas consagrados da Bayer, a mentoria é individual e tem base no desenvolvimento de habilidades interpessoais. O propósito é construir relacionamentos, redes e compromisso com a evolução de competências interpessoais essenciais para o sucesso dos mentorandos como cientistas e líderes.
Os participantes têm acesso a sessões de desenvolvimento, com workshops e seminários, e atividades para conscientizar e desenvolver visão de negócios e relacionamento com parceiros da indústria.
Esse perfil é fundamental para a obtenção de recursos por meio de parcerias público-privadas e para a continuidade da ciência no Brasil e no mundo.
Quem pode se inscrever
O Programa é recomendado para cientistas e engenheiros em início de carreira, cursando mestrado, doutorado e pós-doutorado, nas áreas relacionadas ao melhoramento genético de plantas, biologia vegetal, edição gênica, fisiologia agrícola, química, ciência ambiental, engenharia, ciência da computação e ciência/engenharia de dados.
Saiba mais sobre o Programa
O Bayer University Mentoring Program é um programa global de mentoria 1:1 voltado ao envolvimento de parceiros universitários e agora científico, com o ingresso do IAC no grupo.
A finalidade é contribuir para o desenvolvimento mais robusto da próxima geração de cientistas. Os participantes têm oportunidades de treinar habilidades interpessoais e de receberem aconselhamento para suas carreiras. A Bayer busca construir um relacionamento de longo prazo com os parceiros para cumprir a missão conjunta de “Fome para ninguém”.
Por Carla Gomes (MTb 28156)
Assessora de comunicação e imprensa IAC
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo