A partir dos dados trimestrais do IBGE (cabeças de frango processadas em abatedouros sob inspeção federal, estadual ou municipal e volume de carne delas proveniente) conclui-se que em 2023 o peso médio dos frangos abatidos no País atingiu novo e consecutivo recorde.
O peso detectado – pouco mais de 2,120 kg por cabeça – correspondeu a aumento ligeiramente superior a meio por cento em relação ao ano anterior (0,62%, mais exatamente). Porém, registra índices bem mais significativos tanto no último triênio quanto em comparação ao valor de 10 anos atrás.
Relativamente a 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, o incremento trienal foi superior a 5%. Já em relação a 2013 o incremento aproximou-se dos 12%, o que significa que desde então o peso médio do frango vem evoluindo a uma média superior a 1% ao ano.
Mas se a evolução vem sendo significativa, o que também chama a atenção no gráfico abaixo é que, a cada quadriênio, o peso médio do frango no quarto mês do ciclo sofre ligeiro retrocesso em relação ao ano anterior. Assim, em 2016, retrocedeu 0,31% e em 2020 perto de 0,60%, caindo ao menor peso do triênio. Será que isso vai se repetir em 2024?
Fonte: AviSite