Guilherme Piai, recebeu representantes da Rede ILPF e da Syngenta para discutir melhores atuações do Programa Integra SP Agro
O Programa Integra SP pode ganhar mais força com as ações promovidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Rede ILPF. Fruto do comprometimento da Pasta com frentes de sustentabilidade, a ampliação do programa tem como objetivo promover pesquisas e capacitações que se aprofundem nos estudos dos solos paulistas.
Nesta terça-feira (05/03), em reunião na sede da SAA, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, recebeu representantes da Rede ILPF e da Syngenta para discutir melhores atuações do Programa Integra SP Agro, visando ampliar o potencial produtivo paulista por meio das ações promovidas pela Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).
Na ocasião, foi sugerido um projeto piloto na região do Pontal do Paranapanema para estudar a capacidade de uma determinada área e acompanhar o potencial produtivo por meio dessas pesquisas. Historicamente, a região sofre muito com a variação de solo e exploração ambiental.
O objetivo da Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), é otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando as variedades e gerando produtos de qualidade. Além disso, promove igualdade social aos pequenos e médios produtores que muitas vezes não têm conhecimento para aproveitar o potencial produtivo de sua propriedade.
O Integra SP é fruto da parceria estabelecida pela SAA, por meio da CATI e da Rede ILPF. Até 2023, aproximadamente 300 extensionistas foram capacitados, sendo 77 propriedades em todas as regiões paulistas, incluídas nas ações.
No final do ano passado, a Syngenta, empresa líder global em soluções agrícolas, assinou, com a SAA, o Termo de Cooperação Técnica para o Programa Solo + Fértil, com o objetivo de capacitar técnicos extensionistas da CATI, para uma rotina de manejo correto do solo em todas as unidades agropecuárias de São Paulo.
O secretário Guilherme Piai propôs a união de esforços para exploração dos solos paulistas, em particular, no Pontal do Paranapanema, a partir de um novo termo de cooperação, equipes multidisciplinares e seminários para difusão de conhecimentos que mobilizem produtores da região.
Participaram da reunião o secretário executivo da SAA, Edson Fernandes, o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, o dirigente da Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim, o coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria, e o assessor técnico de Gabinete, Ricardo Rosário. Pela CATI o coordenador, Ricardo Pereira, João Brunelli e o diretor regional de Ribeirão Preto, Carlos Henrique. Pela Rede ILPF, a diretora executiva, Isabel Gouvêa. A gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Syngenta, Sibele Kamphorst e o gerente executivo técnico da Cocamar, Renato Hobold.
Por Caroline Guimarães
MTB: 0091806/S
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo