Hora da Prosa – Força, determinação e perfeccionismo. A trajetória de Hoana Almeida Santos é pura inspiração!

Empresária da Precisa Aeroagrícola Ltda, em Lagoa da Confusão (Tocantins), Hoana Almeida Santos foi eleita no dia 25 de maio do ano passado como a primeira mulher a comandar o Sindag. Foi em uma assembleia ocorrida em Porto Alegre, reunindo empresários do setor de todo o País.

Casada com o agrônomo Flávio Cunha Lemos Filho, que é seu sócio na empresa aeroagrícola, o casal tem dois filhos pequenos: Joaquim de 7 anos e Analice de 1 ano e 4 meses. Além disso, Hoana tem ainda um casal de “filhos do coração”, hoje adultos, de seu primeiro casamento: Mariana Vargas Lindemaier, 39 anos, e Lukas Vargas Lindemaier, 28 anos.

A história dela é de uma mulher forte e que foi guiada pela superação e pela vontade de aprender, além de perfeccionista – e extremamente admirada e respeitada no setor aeroagrícola.
Ela é sócia da precisa aviação desde 2006 e teve que assumir a empresa e aprender tudo praticamente do zero em 2008, com a morte de seu primeiro marido, Jorge Alberto Gomes Lindemaier – que era quem tocava o negócio. A Precisa existe desde 2006 e teve seu início funcionando nas terras da família de Hoana.

Com a morte de Jorge Lindemaier, Hoana se viu tendo que aprender tudo sobre aviação agrícola, entrando de cabeça num universo até então ainda muito masculino. Ela aprendeu não só sobre as operações administrativas e a legislação do setor, mas também sobre as operações no campo, negociar com oficinas de manutenção, clientes e, principalmente, como melhorar sempre.
Esta volta por cima, com a empresa tendo enfrentados dificuldades entre a doença e a morte de Lindemaier, é uma parte marcante da trajetória de Hoana.

Ela abriu seu caminho negociando (e sempre perguntando muito) com fornecedores, mecânicos e mesmo clientes, aprendendo em quem dava ou não para confiar, além disso, ela sempre conversou muito com os colaborares da empresa e buscou ajudar de fora. Relação que acabou se solidificando também com o Sindag, onde integrou a primeira turma da Academia de Líderes, em 2018. E não parou mais: participou das Academias e mentorias técnicas, da primeira turma do Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola e outras iniciativas de melhoria continuada a entidade. Sempre preocupada também em compartilhar o conhecimento dentro de sua empresa.

Hoana passou a integrar a diretoria do Sindag em 2019, como sempre, preocupada em participar e aprender sobre os debates em todas as frentes de ação da entidade.
Em 2023, passou a encabeçar o Conselho Administrativo do Sindicato Aeroagrícola. Em uma chapa única eleita por aclamação.

Não por acaso, o ano passado foi também de um novo estágio nas ações do Sindag para se firmar como uma das grandes entidades do agro nacional. Especialmente com o ingresso do sindicato aeroagrícola, em julho, como a 51ª entidade do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). IPA que, por sua vez, é a entidade que assessora a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional.

 

Também estamos no Spotify.

Assista em nosso canal do Youtube

Se ainda não for inscrito no canal, aproveite e se inscreva, curta, comente e compartilhe nossos conteúdos. Isso irá ajudar bastante no crescimento do canal e incentivar ainda mais a criação de conteúdo para você.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Hora da Prosa – Força, determinação e perfeccionismo. A trajetória de Hoana Almeida Santos é pura inspiração!

error: Conteúdo protegido!