Embora tenham ficado bem aquém do que era sinalizado em meados do mês, as exportações de carne de frango in natura de fevereiro passado registraram o melhor resultado de todos os tempos para o segundo mês do ano.
Ao todo, foram embarcadas 368.655 toneladas do produto, 4,3% a mais que o alcançado um ano antes (recorde anterior para o mês). Mas esse volume também representou queda de quase 2% sobre o exportado em janeiro/24 – efeito de um mês mais curto e de um Carnaval no meio do período.
No tocante ao preço, houve melhora significativa em relação ao mês anterior, com aumento de mais de 5% sobre janeiro passado. Contudo, permaneceu a queda em relação ao mesmo mês do ano anterior – neste caso, ligeiramente superior a 8%, índice bem mais palatável que o de cinco meses antes (outubro de 2023), quando os preços registrados apresentaram retrocesso anual de quase 15%.
Graças, sobretudo, à recuperação de preço, a receita auferida no mês aumentou mais de 3% em relação a janeiro último. Porém, apresentou retração de 4,1% em comparação a fevereiro de 2023.
Com estes últimos resultados, o volume embarcado no ano (primeiro bimestre) apresentou estabilidade em relação ao mesmo período de 2023, com menos de meio por cento de aumento. Porém, devido à queda no preço médio, a receita acumulada no período sofreu redução anual de 12,7%.
Fonte: AviSite