DESTAQUES DO DIA

Secretaria de Agricultura estuda modelos de inteligência artificial para compilar dados do agro paulista

Modernização do aparato público é de extrema importância para o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento rural sustentável

Beneficiar o agronegócio por meio da inteligência artificial, esse foi o tema de reunião realizada na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (31/01). Na ocasião, o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, recebeu Leonardo dos Santos, CEO da Semantix, primeira deep tech da América Latina listada na Nasdaq, a maior bolsa tecnológica do mundo.

A Secretaria e a companhia pretendem começar um projeto em conjunto com o objetivo de tornar os dados da SAA mais dinâmicos e acessíveis para o produtor, facilitando o entendimento e promovendo o aumento de produtividade no campo. “Hoje a Secretaria já utiliza a tecnologia a favor do produtor rural, como por exemplo o Programa Rotas Rurais, que possibilita o endereçamento rural, trazendo mais segurança e dignidade ao agricultor paulista”, ressaltou Piai.

Além disso, a CATI também já estuda o modelo de ATER Digital, que consiste no desenvolvimento e aplicação de tecnologias digitais de informação e comunicação em atividades de assistência técnica e extensão rural. O programa possibilita múltiplas operações focado em três pilares:  planejamento das atividades de assistência técnica, extensão rural e acompanhamento das propriedades rurais no aspecto econômico, social e ambiental.

Para Guilherme Piai, a ferramenta é primordial para aprimorar o atendimento ao produtor rural. “Com o sistema, teremos acesso a informações importantes e detalhadas, como por exemplo, qual regional está performando melhor, quantos profissionais estão atuando, o gasto com combustível, histórico de produção, entre outras operações”, elencou o secretário.

Durante o encontro, o secretário ressaltou ainda que a modernização do campo é uma das frentes da Secretaria de Agricultura de São Paulo. “A modernização do aparato público e do monitoramento das unidades agropecuárias é de extrema importância para o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento rural sustentável”, explicou.

Também estiveram presentes na reunião o coordenador de TI da SAA, Alexandre Campanella, o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da SAA, Michel Martins da Silva e João Paulo Tavares Da Silva, da Semantix/.

Por Caroline Guimarães

MTB: 0091806/SP

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Secretaria de Agricultura estuda modelos de inteligência artificial para compilar dados do agro paulista

error: Conteúdo protegido!