DESTAQUES DO DIA

SAA ITINERANTE: Secretaria realiza Fórum de Desenvolvimento do AgroTurismo em Campos do Jordão

A região da Serra da Mantiqueira, onde se localiza a cidade, já foi reconhecida nacionalmente como um polo agrícola, e tem grande potencial para desenvolver o agroturismo

O potencial do AgroTurismo na região da Alta Mantiqueira foi a principal pauta do Fórum de Desenvolvimento do AgroTurismo, realizado nesta quarta-feira (07/01), na Câmara Municipal de Campos do Jordão, com a participação do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, prefeitos, autoridades e produtores da região.

Promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o fórum vai debater a criação de uma comissão de desenvolvimento para fomentar o setor. A região, popularmente chamada de a “Toscana Brasileira”, é um sucesso turístico durante todo o ano, colocando Campos do Jordão entre as dez cidades brasileiras mais visitadas. “Temos muito potencial para crescer e tornar a região como um grande e estruturado polo agroturístico no Estado. O AgroTurismo contribui para a fixação do homem no campo e agrega valor às propriedades rurais, principalmente as familiares”, ressaltou Edson Fernandes.

A região possui rotas com potencial turístico de diferentes culturas, como vinho, mel, cerveja artesanal, queijo, charcutaria, pinhão, frutas vermelhas, truta, além de serem grandes produtores de azeite. As principais culturas produzidas em Campos do Jordão são flores e folhagens, pêssegos, ameixas e nectarinas, castanhas, leite bovino, produtos suínos, hortaliças, framboesas e amoras. Vale destacar o café da região, considerado de altíssima qualidade em função do clima, da hidrologia e principalmente da altitude, entre 1100 e 1400 metros.

Segundo Edson, a região possui produtos de excelência e produtores artesanais dedicados. “Estamos aqui para trabalhar muito e trazer mais estrutura para que os turistas que estão aqui todos os anos possam conhecer ainda mais esses lindos municípios da região. A visita às propriedades rurais são mais do que turismo, são experiências que remetem a cultura no campo, a uma sensação de volta às origens, de conforto”, concluiu.

O objetivo do fórum foi debater as estratégias para fomentar o agroturismo, com foco nos municípios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Monteiro Lobato.

No levantamento da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETURV), a maior frequência de destinos associados ao turismo rural é de regiões e municípios turísticos já consolidados no segmento, como a Mantiqueira Paulista, e inclusive com apontamentos para as cidades que compõem as respectivas regiões como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Jundiaí, Atibaia e Vinhedo.

Há pouco mais de uma década, São Paulo se consolidou como o maior destino de turismo rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo o Sebrae. O turismo no Estado de SP fechou 2023 com a maior movimentação financeira da história, sendo R$ 289,6 bilhões, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da SETURV. O avanço se deve ao desenvolvimento de destinos do interior paulista, investimentos em obras de infraestrutura e de acesso, criação de novos atrativos turísticos e um estímulo crescente à gastronomia regional, além do fomento a atividades ligadas ao campo e à natureza.

A implementação das ações do governo de SP no Vale do Paraíba e Alta Mantiqueira faz parte da estratégia do governo paulista de fortalecer e desenvolver ainda mais o agronegócio e o turismo em São Paulo, garantindo aos produtores e proprietários rurais oportunidades para ampliar as capacidades de duas propriedades, levar dignidade para suas famílias e ajudar na geração de emprego e renda para as cidades paulistas. O Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pretende também, realizar um mapeamento das propriedades rurais, estudar parcerias e ainda promover cursos para capacitação para desenvolver o agroturismo da região, dado os panoramas positivos observados na região do município de Campos do Jordão.

Por Caroline Guimarães

MTB: 0091806/SP

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

SAA ITINERANTE: Secretaria realiza Fórum de Desenvolvimento do AgroTurismo em Campos do Jordão

error: Conteúdo protegido!