Frango, boi e suíno vivos: desempenho em fevereiro e no primeiro bimestre de 2024

Mesmo sendo preliminares, os dados acumulados no decorrer do mês indicam que apenas o frango vivo deve registrar evolução mensal positiva de preço em fevereiro. Mesmo assim com ganho mínimo, algo em torno de meio por cento acima do que foi registrado em janeiro passado. Ou seja: tende a ficar aquém da inflação que, pelo IPCA-15, evoluiu 0,78% em fevereiro.

De toda forma, é uma situação melhor que a do boi e do suíno. Este deve fechar o mês com estabilidade em relação a janeiro, mas com pequena queda em comparação aos valores alcançados no primeiro mês do ano. Já o boi em pé sinaliza queda de quase 5% em relação a janeiro e o pior desempenho dos últimos três meses.

A situação é praticamente a mesma ao comparar-se o desempenho atual com o de um ano atrás. Apenas os índices de variação se tornam mais significativos. Assim, recuperando-se do fraco desempenho de fevereiro de 2023, o frango vivo registra neste ano preço quase 6,5% superiores.

O boi em pé, no entanto, não obteve qualquer recuperação. Um ano atrás seu preço registrou recuo de quase 15% sobre fevereiro de 2022. Agora, acumula nova queda anual – de, praticamente, 18% . Ou seja: o preço corrente se encontra, nominalmente, 30% abaixo do alcançado dois anos atrás. De toda forma é oportuno lembrar que, naquela época, os preços do boi em pé alcançavam recordes históricos.

O suíno, por sua vez, fecha fevereiro com um preço médio quase 14% inferior ao do mesmo mês de 2023. E, curiosamente, esse índice de redução também sobe para 30%, como o do boi, quando a base é o recorde histórico de preço do suíno – R$9,49/kg, valor registrado em novembro de 2022.

É óbvio que, com tais desempenhos, os resultados acumulados nos dois primeiros meses do ano não poderiam ser muito diferentes. Efetivamente, o frango vivo fecha o bimestre inicial de 2024 com valorização anual próxima de 5%, enquanto boi e suíno amargam resultados negativos. O suíno com queda em torno de 9%; o boi em pé com redução de mais de 15%.

Como foram feitas menções aos recordes históricos de preço do boi e do suíno, é oportuno acrescentar que o frango vivo, em relação ao seu recorde histórico – R$6,41/kg em abril de 2022 – registra agora valor cerca de 20% inferior.

 

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Frango, boi e suíno vivos: desempenho em fevereiro e no primeiro bimestre de 2024

error: Conteúdo protegido!