Proposta de empresa privada visa mitigar os riscos na atividade e promover a resiliência financeira de pecuaristas
Diante das necessidades do setor pecuário e os grandes desafios que limitam o desenvolvimento sustentável dos rebanhos, a proposta de um Seguro Pecuário 360° foi apresentada ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, nesta terça-feira (06).
A proprietária da Denner Agro, Karen Matieli, apresentou na sede da Pasta um plano estratégico de seguro, contemplando a agropecuária. Hoje, o setor enfrenta desafios que inibem o seu desenvolvimento, como por exemplo a falta de mão de obra qualificada, doenças no rebanho, eventos climáticos, entre outros.
Assim como a agricultura, a pecuária de corte e de leite são atividades de grandes riscos, afinal, todo o investimento da fazenda está aplicado em seu rebanho, que por sua vez está exposto às intempéries, doenças e diversos outros perigos. A ideia apresentada por Matieli é propor às seguradoras a destinarem parte da Subvenção de Seguro Rural às apólices de seguro pecuário, minimizando as perdas do produtor ao recuperar o capital investido em animais comerciais ou destinados à reprodução.
As principais estratégias para a adesão das apólices são, principalmente, relacionadas a campanhas de conscientização, ressaltando a importância do seguro como ferramenta de mitigação de riscos. Além disso, propor a capacitação tecnológica para adoção de práticas inovadoras por meio de parcerias com empresas do segmento, e indução de melhoramento genético e mão de obra qualificada.
O secretário reforçou a importância de exigir reestruturações baseadas na eficiência e na qualidade dos produtos ao setor agropecuário, e ressaltou a necessidade de um planejamento mais detalhado com as propostas da Denner Agro para a SAA, afim de definir as formas de incluir a proposta aos Programas de Subvenção já existentes na Pasta.
Também participaram da reunião os representantes da SAA, o secretário executivo da SAA, Edson Fernandes, o secretário executivo do FEAP, Daniel Miranda, o coordenador da Coordenadoria de Administração, Ricardo Lorenzini, além de Wander Bastos, pecuarista e médico veterinário convidado pela Denner Agro.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo