Alvissareiros, os números ontem (19) divulgados pela SECEX/ME indicaram que nas três primeiras semanas de fevereiro (1 a 17) as exportações de carne de frango in natura somaram 224 mil toneladas, volume que – pelos padrões oficiais – correspondeu a embarques de 22.415 toneladas diárias, resultado 28% e 14% superior aos registrados em, respectivamente, janeiro passado e fevereiro de 2023.
Tal média, no entanto, parece ser apenas contábil, visto levar em conta que, que na semana passada, terceira de fevereiro, os embarques estiveram resumidos a, apenas, três dias, descartando-se a segunda e a terça-feira de Carnaval. E isto levado em conta, a média efetiva dessas três semanas pode ter ficado abaixo da registrada nas duas primeiras semanas (20.240 toneladas).
Dessa forma, mesmo mantida a média em referência nestas duas últimas semanas de fevereiro (nove dias úteis), o total mensal irá superar ligeiramente as 400 mil toneladas, representando novo recorde para um mês de fevereiro. O recorde anterior para o mês, de pouco mais de 353 mil toneladas, foi registrado no ano passado.
Cabe ressaltar, também, que o preço médio do produto segue em recuperação. Assim, embora ainda negativo em relação a fevereiro de 2023 (queda de 7,42%), vem obtendo o melhor resultado dos últimos três meses, encontrando-se no momento 6% acima do registrado em janeiro passado.
Fonte: AviSite