Na manhã de hoje (24/02), o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, acompanhado do governador, Tarcísio de Freitas, realizou a entrega de 60 novos tratores a prefeituras da região de Presidente Prudente. A cerimônia simbólica de entrega aconteceu no município de Regente Feijó e contou com a presença de centenas de produtores rurais, representantes e prefeitos dos municípios paulistas.
“Essa semana estivemos em muitas agendas aqui no oeste paulista. Durante esses encontros pudemos ouvir muitos produtores que lutam todos os dias para melhorar sua produção. Vocês podem ter certeza que o Governo do Estado de São Paulo está trabalhando incansavelmente para otimizar, modernizar e desenvolver o agro paulista, setor que gera tanta riqueza ao Estado”, completou Tarcísio.
O investimento do Governo do Estado em mais maquinário pesado para apoio à agricultura familiar faz parte do Programa Patrulha Agrícola, para atender os pequenos produtores nos municípios conveniados. O valor investido na compra dos tratores foi de R$ 11,4 milhões e a gestão e fiscalização dos maquinários é feita pelas Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATIs) Regionais ao longo da vigência dos convênios com as prefeituras.
O secretário, Guilherme Piai, compartilhou com os convidados presentes, as principais ações da SAA em prol do desenvolvimento rural, principalmente de pequenos e médios produtores. “Com o apoio do governo às necessidades do setor, conseguiremos ajudar cada dia mais o agro paulista. É o compromisso da Secretaria proporcionar segurança e suporte ao produtor rural”, finalizou Piai.
A prefeitura de São Pedro do Turvo foi uma das contempladas com o novo maquinário. Marquinho Pinheiro, prefeito do município, reforçou a importância do Programa, para o desenvolvimento da produção rural das localidades. “Este trator vai ajudar muito, principalmente os municípios que tem uma zona rural muito extensa. Esperamos que esse maquinário possa dar suporte as associações do terceiro setor em várias ações no campo”, relatou o prefeito.
O maquinário vai facilitar a produção rural e mecanizar tarefas agrícolas, sendo multi utilitário no dia a dia no campo.
Programa Patrulha Agrícola
O Programa Patrulha Agrícola foi instituído pelo Decreto n° 37.618, de 06 de outubro de 1993, e reorganizado pelo Decreto n° 63.039, de 11 de dezembro de 2017. O objetivo do programa é propiciar ao agricultor regional, especialmente o familiar, pequenos e médios produtores rurais, acesso a equipamentos e serviços destinados à conservação do solo e à lavoura com fins comerciais.
Os municípios contemplados foram: Adolfo, Águas de Santa Bárbara, Alvares Machado, Araçariguama, Araçatuba, Araras, Arujá, Barretos, Birigui,
Cafelândia, Casa Branca, Catiguá, Charqueada, Coronel Macedo, Cunha, Dracena, Eldorado, Euclides da cunha paulista, Guaraçaí, Guareí, lacri, laras, Ibirá, Iporanga, Irapuru, Itaberá, Itapetininga, Mairiporã, Matão, Miracatu, Mirante do Paranapanema, Mongaguá, Murutinga do Sul, Óleo, Osvaldo cruz, Pacaembu, Pariquera-açu, Pedreira, Pedro de Toledo, Piracicaba, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Redenção da Serra, Regente Feijó, Registro, Ribeira, Rosana, Santa Ernestina, Santo Anastácio, São José do Rio Preto, São Pedro do Turvo, Serrana, Tanabi, Teodoro Sampaio, Tupã, Ubatuba e Uru.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo