Na manhã desta segunda-feira (29), o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, esteve no campus 1 da Unoeste onde foi recebido pelo diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima. O encontro contou ainda com as presenças do pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, do advogado da universidade, Dr. Marcelo Farina de Medeiros, e do assessor de reitoria, o jornalista Ismael Silva.
Piai contou que a visita teve o objetivo de estabelecer uma possível parceria com a universidade que é referência em ensino, para que a secretaria pela qual responde desenvolva ações voltadas às pessoas que moram em assentamentos e pequenos produtores rurais do oeste paulista. “Viemos falar com a direção da Unoeste para propor um projeto de saúde rural. Queremos levar serviços, exames e consultas para o campo. Principalmente para os assentados e pequenos produtores que às vezes não têm como se locomover até a cidade, de agendar uma consulta. Entendemos que esse serviço é essencial para gerar dignidade a eles e a Unoeste já declarou total apoio”.
Para a execução, o secretário explicou que o papel da universidade será contribuir com as ações de extensão, onde os alunos realizarão atendimentos supervisionados por professores e colocarão em prática o conhecimento teórico. “É uma via de mão dupla. A secretaria está encarregada de comprar e estruturar, ou alugar um ônibus o mais rápido possível, para que os atendimentos sejam realizados ainda neste semestre. Pretendemos expandir para todo o estado, mas o projeto vai ser iniciado aqui em nossa região que abriga 70% dessa população que é público alvo”.
Por fim, Piai enfatiza que a escolha da universidade se dá pela qualidade de estrutura e ensino. “A Unoeste é uma instituição renomada e respeitada, com profissionais de credibilidade e com alunos que precisam dessa experiência prática. E os nossos usuários, nossos produtores, pequenos produtores, assentados, precisam desses serviços e dessa mão de obra. Então é um ganha/ganha e uma parceria que vai gerar muita prosperidade”, finaliza.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo