Safra paulista de café: estimativa de crescimento de 7,4% em 2024

Relatório da FAESP, com base em dados da Conab, aponta para uma recuperação da produção de café, resultado de clima mais favorável e bienalidade positiva

A produção de café deste ano no estado de São Paulo é avaliada em 5,4 milhões de sacas beneficiadas, o que representa um crescimento de 7,4% em relação a 2023. Na comparação com 2022, último ano de bienalidade positiva, a produção estimada é 23,1% superior. É o que aponta o relatório “Acompanhamento da Safra de Café – 1° Levantamento”, elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Apesar da onda de calor ocorrida em novembro, as condições climáticas se mostraram satisfatórias para o desenvolvimento das lavouras na maioria das regiões produtoras, com chuvas bem distribuídas. Assim, a produtividade do café arábica paulista foi estimada em 29 sacas/ha, um ganho de 4,7% ante os resultados de 2023. A área total com café no estado soma 198,3 mil hectares.

Brasil

Em nível nacional, a produção deve chegar a 58,1 milhões de sacas, um aumento de 5,5% em comparação com a safra anterior. Desse total, 40,8 milhões de sacas são de arábica e 17,3 milhões de conilon.

Após as baixas produtividades das safras 2021 e 2022, decorrentes da severidade das adversidades climáticas, as lavouras de café no Brasil demonstram recuperação, já observada na safra anterior, de 2023. Em 2024, espera-se confirmar a bienalidade positiva e a manutenção da tendência de crescimento da produtividade do café no País, atualmente avaliada em 26,7 sacas/ha para a variedade arábica e 44,3 sacas/ha para o conilon.

Acesse abaixo o relatório completo do Departamento Econômico. E para explorar outros relatórios relevantes, acesse o Painel de Dados no site da FAESP.

Fonte: FAESP

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Safra paulista de café: estimativa de crescimento de 7,4% em 2024

error: Conteúdo protegido!