DESTAQUES DO DIA

FAESP aponta estimativa de 10,6 milhões de toneladas para safra paulista de grãos 2023/2024

Produção brasileira deve chegar a 306,4 milhões de toneladas

O relatório “Acompanhamento da safra de grãos”, elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), indica uma produção de 10,6 milhões de toneladas no estado de São Paulo para a safra 2023/2024, volume 7,6% menor que o obtido na safra anterior. A área permaneceu praticamente inalterada, em 2,6 milhões de hectares, enquanto a produtividade é projetada em 4.059 kg/ha, 7,4% menor que a do ciclo anterior.

As estimativas deste levantamento apontam para uma pequena recuperação na produção de arroz, atualmente avaliada em 48,0 mil toneladas, porém reduz novamente a estimativa para a primeira safra de milho, para 1,8 milhão de toneladas.

Produção Brasil

A estimativa para a produção nacional de grãos foi revisada para 306,4 milhões de toneladas, volume 1,9% inferior à previsão de dezembro e 4,2% menor que os resultados da safra anterior. A expectativa é de que 78,8 milhões de hectares sejam destinados ao cultivo de grãos no país, o que representa um pequeno incremento de 0,3% frente ao ciclo anterior.

Nos primeiros meses da safra 2023/24, as condições climáticas se mostraram instáveis, com escassez de chuva e altas temperaturas na região Central e precipitações volumosas no Sul. Assim, o rendimento médio das lavouras registra queda de 4,5% em relação à safra anterior, estando estimado em 3.889 kg/ha.

Para consultar a análise completa, detalhada por cultura, faça o download do relatório clicando no botão abaixo. Para explorar outros relatórios relevantes, acesse o Painel de Dados no site da FAESP.

Fonte: FAESP

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

FAESP aponta estimativa de 10,6 milhões de toneladas para safra paulista de grãos 2023/2024

error: Conteúdo protegido!