A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo está presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a Cop 28, que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. O secretário Guilherme Piai já está por lá para tratar de assuntos relacionados ao agro paulista.
No primeiro dia o assunto principal foi a rastreabilidade, uma preocupação dos consumidores no âmbito do desempenho ambiental e da qualidade. Para Guilherme Piai, implementar um sistema de rastreabilidade bovina no Estado de São Paulo é um dos objetivos da Secretaria de Agricultura. “Ao implementar essas medidas de forma coordenada, São Paulo desenvolverá um sistema de rastreabilidade bovina eficaz que contribua para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e a transparência na cadeia de produção bovina. A colaboração entre diferentes partes interessadas é fundamental para o sucesso desse processo”.
Nas últimas décadas o agronegócio paulista tem conquistado novos mercados tanto em produtos de origem vegetal como animal. Este é um fator que demonstra a imensa competitividade de SP nos mercados internacionais, cenário que exige do setor agropecuário reestruturações baseadas na eficiência e na qualidade dos produtos.
Um dos maiores desafios do planeta será de responder a um aumento de 70% da demanda alimentar até 2050. Atender a demanda mundial de proteína animal com sustentabilidade, segurança alimentar e bem-estar tem tido grande atenção por parte dos órgãos governamentais, como exemplo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, com a idealização e implementação do Centro de Pesquisa visando a Neutralidade de Carbono do Sistema de Produção de Bovinos de Corte. O NeuTroPec é o único centro de pesquisa nessa temática da América Latina. “A idealização deste centro representa um marco significativo em nossa jornada rumo a um futuro sustentável e inovador na pecuária de corte”, explica Piai.
Em Dubai, a Secretaria de Agricultura participou de uma reunião com a Secretaria de Negócios Internacionais para tratar sobre crédito de carbono, certificação e rastreabilidade com a Stonex, rede de serviços financeiros de nível institucional que conecta empresas, organizações, traders e investidores ao contexto dos mercados globais em mais de 140 países. “Foi uma reunião extremamente importante conectada pelo secretário Lucas Ferraz e tratou de temas relevantes sobre as exigências dos mercados internacionais”, destacou Piai.
O secretário participou ainda de um painel, durante um jantar oferecido pelo Grupo Minerva, onde abordou temas como rastreabilidade, sustentabilidade, proteção ambiental e ações do Governo de SP para o agro paulista.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo