Em suas mais recentes projeções sobre o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBPAgro) em 2023, a Secretaria de Política Agrícola do MAPA estimou que, após ligeiro recuo em 2022, o VBP somado dos dez principais produtos do setor (especificados no gráfico abaixo) volta a superar a marca do trilhão de reais, aumentando 1,3% no ano.
Frangos e ovos estão entre esses dez principais produtos. Isoladamente, devem obter um VBP que os coloca na quinta e décima posição, respectivamente. Porém, em conjunto, sobem para a quarta posição, atrás apenas da soja, do milho e dos bovinos, respondendo por um terço do VBP da produção animal, especificamente.
Em termos relativos, as principais contribuições para o aumento anual previsto no VBPAgro vêm de 50% dos dez principais produtos: da soja (+2,5%), da cana-de-açúcar (+17,6%), do leite (+11,2%), dos suínos (+9,2%) e dos ovos (+22,5%). Na direção contrária, cai o VBPAgro da outra metade: do milho (-1,0%), dos bovinos (-8,6%), do frango (-3,3%), do café (-10,11%) e do algodão (-8,4%).
No total, o VBP desses dez produtos deve superar ligeiramente a marca de R$1,012 trilhão, valor que corresponde a 87% do VBP da agropecuária brasileira.
Fonte: AviSite