DESTAQUES DO DIA

Frango abatido: redução da oferta pode estar relacionada à preparação das aves natalinas

Como observou semanas atrás o AviSite, o melhor preço do frango já não ocorre mais em dezembro, mas em meses imediatamente anteriores.

E uma pesquisa retroativa aos últimos 10 anos (2013/2022) comprova isso. Assim, embora os maiores picos diários de preço ocorram em novembro, na média mensal o melhor desempenho fica concentrado em outubro, com ligeiro decréscimo em novembro. No mês seguinte, o das Festas, registra-se a pior média – não apenas do trimestre, mas do quadrimestre setembro/dezembro.

Obviamente, é o efeito, natural, da Lei da Oferta e da Procura. Ou, como têm ressaltado os analistas nos últimos três meses, os sucessivos aumentos obtidos pelo frango no decorrer desse período decorrem, apenas, da redução na oferta do produto.

Estão corretos, sem dúvida. Mas não é isso que sugerem os dados de abate divulgados pelo IBGE trimestralmente. Pois, como aponta o gráfico abaixo, à direita, os maiores abates do período coincidem, justamente, com o momento de melhor preço. E isto, à primeira vista, desmistifica todos os conceitos em torno da relação oferta/demanda.

Mas é provável, sim, que no bimestre outubro/novembro, principalmente, a oferta ao mercado seja reduzida. Porque é nesse momento que começam a ser preparados e formados os estoques daqueles frangos especiais que serão consumidos no período de Festas. Quer dizer: o total abatido não vai imediatamente para o mercado.

E como, naturalmente, nas Festas tais produtos têm a preferência do consumidor, o frango “normal” sujeita-se a uma menor procura, daí a retração nos seus preços – eventualmente, a valores inferiores aos alcançados no mês de setembro. Mas não é isto que vem ocorrendo em 2023.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Frango abatido: redução da oferta pode estar relacionada à preparação das aves natalinas

error: Conteúdo protegido!