Expectativa de chuvas em janeiro fica abaixo da média em partes de MT, GO e TO

De acordo com o recente boletim informativo da Rural Clima sobre as condições climáticas, a previsão para janeiro sugere que as chuvas ainda serão limitadas em várias áreas da região central do Brasil, apresentando variações de volumes. Pontos específicos de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, por exemplo, devem experimentar chuvas abaixo da média. A tendência é de uma redução no volume de chuvas no centro-sul do Brasil, além de precipitações irregulares e ligeiramente abaixo da média em áreas da Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A irregularidade no padrão de chuvas também deve persistir em pontos do Matopiba, com volumes abaixo da normalidade.

A Rural Clima aponta expectativa de temperaturas mais elevadas no final da primeira quinzena de janeiro em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Sul de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Paraguai
Segundo Ludmila Camparotto, meteorologista da Rural Clima, o Paraguai enfrentará um final de semana marcado por instabilidades e chuvas. Prevê-se que os volumes sejam irregulares, mas a instabilidade ganhará força até amanhã, provocando chuvas no sul, região central e norte do Paraguai, próximo à fronteira com o sul de Mato Grosso do Sul. O domingo também será instável, com pancadas de chuvas à tarde.

Em 25 de janeiro, há previsão de chuvas mais intensas e ventos nas regiões produtoras do Paraguai. A partir de terça-feira (26), a tendência é de maior estabilidade climática, persistindo ao longo da semana.

Para janeiro, prevê-se chuvas mais frequentes em partes da região central do Paraguai e na fronteira com o sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Embora os volumes possam exceder ligeiramente a média histórica, a distribuição das chuvas pode variar consideravelmente entre diferentes áreas. No sul do Paraguai, espera-se uma redução na frequência das chuvas, possivelmente com mais tempo aberto. Já na região do Chaco, há previsão de chuvas mais favoráveis, embora possam ser irregulares.

Argentina e Bolívia
Para o norte da Argentina, próximas à divisa com a Bolívia, é esperada a continuidade de chuvas mais intensas, o que pode impactar as atividades agrícolas. Em outras áreas da Argentina, prevê-se chuvas frequentes, com variações nos volumes, sendo mais regulares nas regiões Nordeste, Buenos Aires e partes das regiões centrais e sul.

Na Bolívia, embora não haja expectativa de falta de chuvas em grande parte do país em janeiro, os volumes podem ser irregulares e abaixo da média em algumas localidades, com períodos de tempo mais aberto e elevação nas temperaturas em todo o país.

Fonte: Canal Pecuarsita com Canal Rural

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Expectativa de chuvas em janeiro fica abaixo da média em partes de MT, GO e TO

error: Conteúdo protegido!