Desempenho do PIB do agro brasileiro cai no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro registrou queda de 1,37% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o período anterior, resultando em um declínio acumulado de 0,91% nos primeiros nove meses do ano.

Segundo especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP,  nesta quinta-feira (21), esse desempenho foi significativamente impactado pela redução nos preços de diversas commodities agrícolas e pecuárias.

A safra recorde no campo e o aumento na produção pecuária conseguiram evitar um resultado ainda mais desfavorável para o agro. Entretanto, os pesquisadores destacaram consideráveis reduções nos preços de importantes culturas como algodão, café, milho, soja e trigo, além de boi gordo, frango vivo e leite.

As agroindústrias que se baseiam em atividades agrícolas também sofreram com a queda nos preços, afetando a produção de biocombustíveis, produtos de madeira, óleos vegetais e a indústria do café, entre outros. Por outro lado, as indústrias relacionadas à base pecuária, como laticínios, abate e preparação de carnes e pescados, foram fortemente impactadas pelas cotações mais baixas.

Com base nesse cenário parcial, as estimativas do Cepea/CNA indicam que o PIB do agronegócio brasileiro pode atingir R$ 2,62 trilhões em 2023, o que corresponderia a 24,1% do PIB do Brasil.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Desempenho do PIB do agro brasileiro cai no terceiro trimestre

error: Conteúdo protegido!