DESTAQUES DO DIA

Carne de frango: embarques dos 11 primeiros meses do ano são 6,5% maiores que os do mesmo período de 2022

Os resultados preliminares da SECEX/ME abrangendo os quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil apontam, para novembro passado, volume em torno das 368,5 mil toneladas, quase 2% a mais que um ano antes, mas cerca de 6% menos que em outubro último.

Recuo duplo e ainda maior, entretanto, é observado na receita cambial. Somou US$665,3 milhões, resultado que significou quedas de 6,5% e de 12,7% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês de 2022.

Reflexo de uma contínua queda no preço médio do produto, esse foi o pior resultado financeiro dos últimos 21 meses, ou seja, desde março de 2022. Isto, em moeda norte-americana porque, na conversão para o real, é o mais fraco resultado em quase dois anos e meio.

Também em termos de volume o desempenho de novembro foi o mais fraco dos últimos 12 meses. Mas, como já observou o AviSite no inicio do mês, a esta altura do ano os importadores já estão com estoques formados para o período de Festas. Assim, é ocorrência natural o decréscimo dos embarques no período.

Faltando apenas um mês para o fechamento do ano, o total embarcado – algo em torno dos 4,560 milhões de toneladas – apresenta aumento de cerca de 6,5% sobre idêntico período de 2022, enquanto a receita cambial – próxima de US$8,830 bilhões – se encontra agora menos de 2% acima da registrada no ano passado.

Tende a encerrar 2023 com ligeira queda (menos de meio por cento) em relação ao ano passado, ainda que em dezembro corrente se alcancem as 371 mil toneladas de um ano atrás. Por ora, a receita acumulada em 12 meses mantém-se positiva em 1,39%, enquanto o volume apresenta incremento superior a 5%.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango: embarques dos 11 primeiros meses do ano são 6,5% maiores que os do mesmo período de 2022

error: Conteúdo protegido!