Brasil atinge recorde histórico e soja e milho têm exportações a níveis inéditos em 4 anos

O Brasil comemora um feito notável no campo das exportações agrícolas, especialmente no segmento de soja e milho, como destacado pelo relatório da Agroexport. Análise realizada pela consultoria revela que, até a quarta semana de dezembro, as exportações de soja ultrapassaram a marca dos 100 milhões de toneladas em 2023, estabelecendo um novo recorde que não apenas supera os números de 2021, mas também evidencia um crescimento extraordinário de mais de 20 milhões de toneladas em comparação ao ano anterior.

No cenário do milho, o desempenho não fica atrás, atingindo a impressionante marca de 55 milhões de toneladas exportadas até o momento. Com uma semana ainda pendente para concluir os embarques de 2023, as projeções indicam um encerramento do ano com exportações entre 56 e 57 milhões de toneladas de milho. Este resultado confirma o Brasil como o principal exportador global do grão em 2023, ultrapassando até mesmo os tradicionais líderes do setor, os Estados Unidos.

Ao somar os volumes de soja e milho, estima-se que o Brasil fechará o ano com cerca de 158 milhões de toneladas exportadas, um crescimento notável de 50% em apenas dois anos (de 2021 para 2023). Esse desempenho destaca o país como um protagonista significativo no panorama mundial de exportação de grãos.

Diversos fatores contribuíram para esse sucesso, incluindo a quebra da safra argentina, que impulsionou a demanda por produtos brasileiros, e o ingresso substancial da China nas compras de milho do país.

Fonte: Canal Pecuarista

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Brasil atinge recorde histórico e soja e milho têm exportações a níveis inéditos em 4 anos

error: Conteúdo protegido!