NOTA DE REPÚDIO – SINDAG

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) manifesta seu REPÚDIO à narrativa apresentada em questões das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no domingo (5 de novembro), pelo Ministério da Educação. Consideramos, no mínimo, um PERIGOSO DESSERVIÇO À NAÇÃO a apresentação nas provas de questões direcionando foco unilateral em críticas sobre um tema tão complexo como a atividade agropecuária no País.

Ainda mais elegendo claramente uma corrente ideológica (a partir de um artigo baseado em pensadores socialistas e comunistas) e em questões de múltipla escolha com alternativas que não permitem a discordância ou complemento de ideias. Em última instância, politizando a escolha de quem pode ingressar nas vagas universitárias no País.

Tal atitude, além de uma verdadeira injustiça social, causa espanto ao pretender relegar à academia brasileira o status de legitimadora de um discurso contra o agronegócio. Sem considerar a importância deste segmento na geração de riqueza que acaba ajudando a sustentar as próprias políticas sociais do País em campos como Educação, Saúde e Segurança. Além de contribuir para a segurança alimentar e proporcionar alimentos mais baratos.

Lembrando que é ponto pacífico que a produtividade no campo passa por princípios como a biodiversidade (que ajuda na própria produção agrícola), conservação de reservas naturais que regulam o clima e contribuem com as lavouras, bem como tecnologias (como a aviação agrícola) que contribuem com a redução da necessidade de insumos nas lavouras.

É justamente pelo alto risco (à produção e ao próprio meio ambiente) de se ignorar a complexidade deste tema que o Sindag tem historicamente pautado seu trabalho pela lógica do diálogo entre todas as esferas sociais e políticas. Bem como pela aproximação com a sociedade e o entendimento entre pequenos e grande produtores. Assim como tem trabalhado arduamente contra ataques ao setor produtivo baseados em estereótipos e pela desconstrução de discursos baseados unicamente em correntes políticas.

Disposição ao diálogo que tem sido testemunhada tanto por entidades sociais, siglas partidárias (de todas as correntes ideológicas), quanto pela própria imprensa através de ações proativas – que abrangem desde levar informações sobre as rotinas em campo, tecnologias de segurança e legislação e controle do setor. Bem como ouvir e discutir soluções onde quer que sejam necessárias.

É essa busca de entendimento nosso valor mais precioso. Do mesmo modo que acreditamos ser a pluralidade de ideias ferramenta imprescindível para a construção do conhecimento e de respostas para todos os segmentos da sociedade.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

NOTA DE REPÚDIO – SINDAG

error: Conteúdo protegido!