Seminário: soluções para conectividade rural
A ideia é impulsionar, de forma estratégica e coordenada, a conectividade no campo
Na última quinta-feira (26), a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Renata Miranda, representou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na abertura do seminário “Soluções para Conectividade Rural” promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na capital federal. A proposta do evento é debater os desafios para impulsionar, de forma estratégica e coordenada, a conectividade no campo e contribuir com o desenvolvimento rural e a inovação na agricultura.
Renata Miranda falou sobre o Projeto Rural+Conectado, iniciativa do governo federal para ampliar a infraestrutura de conectividade em localidades brasileiras de baixa densidade demográfica e alcançar mais de 90% de cobertura. O projeto visa fomentar o desenvolvimento, a inclusão tecnológica e o aprimoramento da atividade agropecuária. Para ela é essencial investir em conhecimento e ampla formação para as comunidades atendidas. “A conectividade é estruturante mas, sozinha, não é suficiente. Estamos pavimentando esse caminho juntos e precisamos de investimento em informação e capacitação de qualidade para o público atendido”, explicou a secretária.
O presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, destacou a importância de unir esforços para o que ele chamou de projeto de Estado. “Para ampliar a conectividade nas propriedades rurais precisamos unir as políticas públicas e parcerias da iniciativa privada que sejam comprovadamente exitosas. É preciso levar internet não apenas às casas dos produtores rurais, mas também às áreas de produção e estradas de acesso”, argumentou.
Realizado pela CNA em parceria com a Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o seminário promoveu painéis sobre os desafios e oportunidades da conectividade e soluções para a alavancagem no Brasil. Estiveram presentes profissionais, especialistas, representantes dos setores produtivos e autoridades das áreas de telecomunicações e agronegócio.
Participaram da abertura, ainda, o presidente executivo da Abimaq, José Velloso; e o secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Moisés Savian.
Fonte: MAPA